Exemplo: Quando vibramos uma mola esticada para a frente e para trás, como se estivessemos comprimindo ela e descomprimindo-a.
Esta onda provocada na mola é uma onda longitudinal, ou seja... ela tem a vibração na mesma direção de propagação. Pode-se ver os anéis da mola se movendo para frente e para trás.
Uma onda é longitudinal quando as partículas do meio em que ela se propaga vibram na mesma direção da onda nesse meio. A direção de propagação da onda coincide com a direção de oscilação dos corpos que estiverem em seu caminho. O deslocamento dos átomos e moléculas é paralelo a direção do movimento da onda. Esse tipo de onda propaga-se nos sólidos, líquidos e gases, pois é uma onda mecânica.As ondas sonoras são ondas longitudinais , isto é, são produzidos por uma seqüência de pulsos longitudinais. Exemplo: Comprimindo-se os aros de uma mola, estabelecemos uma onda de compressão ao longo da mola, à medida que os aros vibram para frente e para trás. Essa onda é longitudinal. O som, no ar, tem um comportamento semelhante aos aros da mola do exemplo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ondas_longitudinais

Nenhum comentário:
Postar um comentário