Pesquisar este blog

domingo, 12 de setembro de 2010

Ondas Transversais


Ondas transversais são aquelas em que a direção é perpendicular à direção de propagação da onda, como a luz, são ondas capazes de se propagar em uma vácuo, não precisando de um meio de propagação como as ondas mecânicas.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ondas_transversais




Ondas longitudinais

     Onda longitudinal em física é uma onda que vibra na mesma direção em que se propaga.




     Exemplo: Quando vibramos uma mola esticada para a frente e para trás, como se estivessemos comprimindo ela e descomprimindo-a.


      Esta onda provocada na mola é uma onda longitudinal, ou seja... ela tem a vibração na mesma direção de propagação. Pode-se ver os anéis da mola se movendo para frente e para trás.


        Uma onda é longitudinal quando as partículas do meio em que ela se propaga vibram na mesma direção da onda nesse meio. A direção de propagação da onda coincide com a direção de oscilação dos corpos que estiverem em seu caminho. O deslocamento dos átomos e moléculas é paralelo a direção do movimento da onda. Esse tipo de onda propaga-se nos sólidos, líquidos e gases, pois é uma onda mecânica.As ondas sonoras são ondas longitudinais , isto é, são produzidos por uma seqüência de pulsos longitudinais. Exemplo: Comprimindo-se os aros de uma mola, estabelecemos uma onda de compressão ao longo da mola, à medida que os aros vibram para frente e para trás. Essa onda é longitudinal. O som, no ar, tem um comportamento semelhante aos aros da mola do exemplo.


                         

                          http://pt.wikipedia.org/wiki/Ondas_longitudinais




Ondas Sismicas

     Uma onda sísmica é uma onda que se propaga através da Terra, geralmente como consequência de um sismo, ou devido a uma explosão. Estas ondas são estudadas pelos sismólogos, e medidas por sismógrafos, sismómetros ou geofones. Nos estudos sísmicos de jazidas de petróleo também podem ser utilizados hidrofones .


 Ondas de corpo ou volume



     As ondas de corpo ou volume propagam-se através do interior da Terra. Apresentam percursos radiais deformados devido às variações de densidade e composição do interior da Terra. Trata-se de um efeito semelhante à refracção de ondas de luz. As ondas de corpo são as responsáveis pelos primeiros tremores sentidos durante um sismo bem como por muita da vibração produzida posteriormente durante o mesmo. Existem dois tipos de ondas de corpo: primárias (ondas P) e secundárias (ondas S).




   As ondas P ou primárias são as primeiras a chegar, pois têm uma velocidade de propagação maior. São ondas longitudinais que fazem a rocha vibrar paralelamente à direcção da onda, tal como um elástico em contracção. Verifica-se alternadamente uma compressão seguida de uma distensão com amplitudes e períodos baixos, impondo aos corpos sólidos elásticos alterações de volume (contudo não há alterações na forma). No ar, estas ondas de pressão tomam a forma de ondas sonoras e propagam-se à velocidade do som. A velocidade de propagação deste tipo de ondas varia com o meio em que se propagam, sendo típicos valores de 330 m/s no ar, 1450 m/s na água e 5000 m/s no granito. Não são tão destrutivas como as ondas S ou as ondas de superfície que se lhes seguem. A velocidade de propagação destas ondas é, em geral, ligeiramente inferior ao dobro daquela das ondas S.



    As ondas S ou secundárias são ondas tranversais ou de cisalhamento, o que significa que o solo é deslocado perpendicularmente à direcção de propagação como num chicote. No caso de ondas S polarizadas horizontalmente, o solo move-se alternadamente para um e outro lado. São mais lentas que as P, com velocidades de propagação ente 2000 e 5000 m/s, sendo as segundas a chegar. Estas provocam alterações morfológicas, contudo não há alteração de volume. As ondas S propagam-se apenas em corpos sólidos, uma vez que os fluidos (gases e líquidos) não suportam forças de cisalhamento. A sua velocidade de propagação é cerca de 60% daquela das ondas P, para um dado material. A amplitude destas ondas é várias vezes maior que a das ondas P


 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Onda_sísmica









Ondas Eletromagneticas

  E de suma importância tomarmos Consciência de Como ESTAMOS Ondas imersos eletromagnéticas em. Iniciando Pelos Sol , a Maior e Mais Importante Fonte parágrafo OS Seres terrestres , Cuja Vida Depende do Calor e da luz recebidos atraves de Ondas eletromagnéticas .


«Além de Outras, recebemos also : a Radiação eletromagnética emitida , Por Atomos de hidrogênio neutro povoam Que o Espaço interestelar da Nossa Galáxia , como emissões nd Faixa de radiofreqüências dos " quasares " (objetos ópticos Que encontram se uma enormes distancias de Nós , alem Muito de Nossa Galáxia , e produzem Que Enorme quantidade de Energia ); Pulsos Intensos de Radiação dos " pulsares "( Estrelas Pequenas Cuja Densidade Em média e Torno de 10 trilhões de Vezes uma Densidade Média do Sol


Essas Radiações São Tão IMPORTANTES Origem dram Que um Uma Nova Ciência , a Radioastronomia , Que se CAPTAR los preocupa e analisar obtidas essas Informações do Espaço atraves de Ondas .




Ainda ha como Fontes terrestres de Radiação eletromagnética : As Estações Rádio e de de TV, o Sistema de Telecomunicações, uma base de microondas, Artificiais Lâmpadas , Corpos aquecidos e muitas OUTRAS .


A Primeira Previsão da in Existência de Ondas eletromagnéticas FOI Feita de 1864, escocês Pelo físico, James Clerk Maxwell. Elementos CONSEGUIU provar Teoricamente Que UMA perturbação eletromagnética desvio se propagar sem VÁCUO velocidade UMA COM da luz, Igual à .


E a Primeira Verificação experimental FOI Feita Por Henrich Hertz, in 1887. Hertz produziu Ondas eletromagnéticas Por Meio de Circuitos oscilantes e, DEPOIS , detectou - se Por Meio de Outros Circuitos sintonizados NA MESMA Freqüência . Seu Trabalho FOI homenageado posteriormente Colocando - se o nome " Hertz ", parág Unidade de Freqüência .


LEIS MAXWELL DE


Maxwell Estabeleceu ALGUMAS ILE básicas de Eletromagnetismo , baseado NAS JÁ conhecidas anteriormente , Como uma Lei de Coulomb , a Lei de Ampère , a Lei de Faraday , etc


Na Realidade, reuniu Maxwell OS conhecimentos descobriu e EXISTENTES como Correlações Que alguns havia Fenômenos em, Dando Origem A Teoria Eletricidade de Que, Magnetismo e Óptica São de Fato Manifestações Diferentes fazer MESMO Fenômeno Físico .


Físico O Inglês Michael Faraday JÁ havia afirmado Que era hum Produzir Possível campo uma Partir De Um Variável Magnético Campo .


Imagine hum imã Anel hum e :


Consider o imã perpendicular AO Plano do Anel . Movendo - se OU o imã OU Anel o , aparecerá UMA Corrente n º Anel , hum Por causado campo elétrico CRIADO devido à Variação do Magnético Fluxo sem Anel .


Maxwell verificou Que o Contrário Possível era also . Um campo elétrico Variável pódios Gerar Magnético Campo um.


Imagine Duas Placas Paralelas Sendo progressivamente carregadas :


Ao crescerem como Placas Cargas das , o campo elétrico aumenta , Produzindo UMA Campo Magnético ( devido uma Variação do campo elétrico ).


Embora Maxwell tenha estabelecido Quatro Equações parágrafo descrever OS analisados Fenômenos eletromagnéticos , Podemos ter UMA Noção de SUA Teoria Duas baseados CONCLUSÕES in :


• Um campo elétrico Variável não tempo produz Magnético Campo da UM.


• Um Campo Magnético Variável no Tempo produz elétrico campo um.


A GERAÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS


Imagine UMA antena de UMA Estação de rádio:


Na antena da extremidade EXISTE UM fio Ligado Pelo Seu centro uma UMA FONTE alternada ( Que inverte o Sentido um intervalos determined de tempo) . Num Certo Instante , Teremos um e Sentido Corrente num, DEPOIS de alguns Instantes, a Corrente Sentido não Outro .


A velocidade de PROPAGAÇÃO de UMA onda eletromagnética Depende do Meio in Que ELA se propaga .


Onde e um Elétrica permissividade fazer e VÁCUO E a permeabilidade magnética do vácuo.


Aplicando OS Valores de e de nd Expressão Acima, Encontra - se velocidade uma :


e Que Igual uma luz da velocidade . Nisso Maxwell se baseou parágrafo AFIRMAR Que uma luz also e UMA onda eletromagnética .
PODEMOS resumir como Ondas das Características eletromagnéticas nenhuma mês seguinte :


• São formadas elétricos campos Por Magnéticos e Variáveis Campos.


• O campo elétrico E perpendicular AO Magnético Campo .


Ondas • São Transversais (OS Campos São perpendiculares à Direção de PROPAGAÇÃO ).


• Propagam - se não com VÁCUO uma velocidade "c".


• Podem propagar - se números Meio material Menor velocidade com Que um obtida não vácuo.


Com isto, o campo elétrico AO Redor fazer hum in fio Certo Instante estara apontando e Sentido num, DEPOIS , sem Contrário Sentido .


ESSE campo elétrico Variável (E) Irá hum Gerar Campo Magnético (B), Variável also Que Sera . Por SUA Vez, ESSE Campo Magnético Irá Gerar elétrico campo um. E Diante Por ASSIM .... Joe Cada varia campo e Gera Outro campo Que, Variável serviços por, Gera Outro campo : e estabele atraves criada uma perturbação eletromagnética Que se propaga do Espaço , Pelos constituída Dois recíprocas campos induções eles.


Note Que o campo elétrico e perpendicular à Direção de PROPAGAÇÃO EO Campo Magnético also , O Que Comprova Que uma onda eletromagnética e UMA transversal onda .


«Além Disso , o campo elétrico e perpendicular AO Magnético campo , O Que PODEMOS VerificAR facilmente : quando hum fio e percorrido Por Cargas Movimento eles, o campo elétrico Num Ponto Próximo AO Pertence fio AO Plano do fio , enquanto o Campo Magnético estabele Entrando OU Saindo Plano Neste .


ESPECTRO Eletromagnético


A ESPECTRO Palavra ( fazer " espectro " latim , Que Significa fantasma OU Aparição ) FOI USADA Por Isaac Newton, não Século XVII , parágrafo descrever uma núcleos Faixa de Apareceu Que quando n'uma Experiência A Luz do Sol hum atravessou prisma de Vidro Trajetória SUA eles.


Atualmente Chama - se ESPECTRO eletromagnético à Faixa de e Freqüências respectivos comprimentos de Ondas caracterizam Que OS Diversos Tipos de Ondas eletromagnéticas .


Como Ondas eletromagnéticas não dez VÁCUO uma velocidade MESMA , modificando uma Freqüência de ACORDO e Espécie COM , consequentemente , o comprimento de onda .


** Como Escalas de Freqüência e comprimento de onda São logarítmicas .


Fisicamente , nao HÁ intervalos não ESPECTRO . PODEMOS ter Ondas de QUALQUÉR Freqüências Que São identicas Na Sua Natureza, diferenciando não MoDo Como PODEMOS capta - las .


Observe Que ALGUMAS Freqüências de TV com coincidir podem uma Freqüência de FM. ISSO Permite, de ALGUMAS Vezes CAPTAR UMA rádio FM nd Televisão OU canal UM CAPTAR de números TV Aparelho de rádio FM.


CARACTERÍSTICAS DAS Radiações PRINCIPAIS


Ondas de Rádio


" Ondas de Rádio " e uma Denominação dada Às Ondas DESDE Freqüências Muito Pequenas , comeu 1012 Hz , Acima da qua estao OS Raios infravermelhos .


Como Ondas de Rádio São geradas Por osciladores Eletrônicos instalados geralmente in Alto Lugar hum , parágrafo atingir UMA Maior Região . o Logo nome " Ondas de Rádio " Incluí como microondas, como Ondas de TV, como Curtas Ondas , como Ondas e Longas como Próprias bandas de AM e FM.


Ondas de Rádio propriamente Ditas




Como Ondas de Rádio propriamente Ditas , Que Vão de 104 Hz a Hz 107 , dez de onda comprimento grande , O Que Permite, de Que elasticidade sejam refletidas Pelas camadas Atmosfera da ionizadas ( Ionosfera ) superior.


Ondas Estas, descompas Além, temperatura uma CAPACIDADE de contornar Obstáculos Como Árvores , Edifícios , de MoDo Que e relativamente Fácil capta - las Num Aparelho Rádio -receptor.






Ondas TV de


Como emissões de televisão de São Feitas uma Partir de 5x107 Hz (50 MHz). E classificar traje como Ondas in TV de bandas de Freqüência ( Faixa de Freqüência ) São , Que :


• VHF : muito alta freqüência (54 MHz à 216 MHZ canal è 2 à 13)


• UHF: frequência ultra-alta (470 MHz à 890 MHz canal è 14 a 83)


• SHF : freqüência super- alta


• EHF : extremamente alta freqüência


• VHFI : alta freqüência veri fato


Como Ondas de TV nao São refletidas Pela Ionosfera , de MoDo Que parágrafo ESTAS Serém Ondas captadas uma distancias Superiores uma 75 km e Necessário o USO de Estações repetidoras .






http://www.algosobre.com.br/fisica/ondas-eletromagneticas.html













Ondas Sonoras


Ondas Sonoras São como possuem Que Freqüência de Vibração Entre 20 e 20.000Hz , Naturalmente Que , captadas São e processadas Por Nosso Sistema Auditivo . Que se origina uma Vibrações Partir de do Ar Que São captadas Pelo Freqüência com Tímpano e amplitudes pré- definidas .





sonora Intensidade


Se observarmos um PROPAGAÇÃO de UMA onda fazer Ponto de Vista Geométrico apenas Teremos o Meio in forma de onda , ja AO observa- la do Ponto de Vista Físico Teremos Que UMA onda e basicamente um PROPAGAÇÃO de Energia .
A Intensidade I de UMA onda e definindo a Como comunicação social um no Tempo da quantidade de Energia Que e transportada Pela onda , Por Unidade de área logotipo AO do tempo.


Nível de volume e Intensidade



Devido à grande gama intensidades de como cais Quais d'Orsay o ouvido e sensível , Torna - se Mais Conveniente utilizarmos uma Escala logarítmica parágrafo representar o Nível de Sonora Intensidade .







Ondas Mecanicas


Onda Mecânica e UMA perturbação Que se propaga in hum Elástico material Meio, SEJA OU , EM material substancia UMA Capaz de propagar uma Energia da onda atraves das Vibrações das Partículas Constituinte Que o Meio.




Quando UMA onda Mecânica se propaga HÁ UM Transporte de Energia potencial e Cinética . A velocidade de PROPAGAÇÃO da Onda Mecânica Depende da elasticidade e Inércia do do Meio.




Exemplos de Onda Mecânica : o som , UMA onda se propagando n'uma corda ; UMA onda nd LÍQUIDO hum Superfície de .


Como Mecânicas Ondas , Como indica um SUA Definição , nao propagam se não VÁCUO OU Vazio .


http://pt.wikipedia.org/wiki/Onda_mecà ¢ nica







nica